O que significa formar uma equipe?
Um dos princípios fundamentais a ter em conta na hora de criar uma equipa é que construir uma equipe sempre significa construir uma equipe. Não importa a escala da organização para a qual você está fazendo isso, não importa o setor em que você está, ou o orçamento que você tem, os desafios em criar uma equipe de pessoas para trabalhar juntas são sempre os mesmos, ou pelo menos muito semelhantes . Afinal, trata-se de lidar com pessoas, de apoiá-las e gerenciá-las da melhor maneira possível.
Gerenciando equipes em diferentes locais
Em termos de logística, gerenciar equipes com base em diferentes localidades ficou muito mais fácil após a pandemia. Hoje todo mundo está trabalhando remotamente – tornou-se um padrão. Antes, era uma coisa bastante incomum, mas a única que funcionava se alguém quisesse gerenciar equipes baseadas em diferentes continentes.
O que não mudou em nada é a abordagem. Ao criar uma equipe com base em uma determinada cultura, é fundamental entender a cultura das pessoas com quem você vai trabalhar. Uma equipe sediada na Hungria será diferente de uma equipe sediada na Polônia, de uma equipe sediada no Reino Unido ou de uma equipe sediada na Índia. Seus problemas e motivações também serão diferentes. Se o processo de formação de equipe é para ter sucesso, é preciso conhecer a cultura e o histórico fazendo uma pesquisa adequada.
Uma ótima maneira de entender as pessoas com quem você vai trabalhar é perguntar sobre seus desafios. Não apenas desafios relacionados ao trabalho, mas também gerais.
Você deve ser surpreso pelo que você ouve: alguém estará preocupado com a inflação, outro com viagens (como por exemplo pessoas que trabalham na Índia, que frequentemente colaboram com empresas localizadas em fusos horários diferentes e precisam sair do escritório tarde da noite quando não há transporte público).
A maneira mais eficaz de aprender sobre esses desafios é fazer reuniões com o maior número possível de pessoas, para coloque-se à disposição de todos que quiserem conversar, para interagir com pessoas dentro da organização para a qual você trabalha. Só assim um gestor consegue entender o que motiva a equipe e o que impacta na forma como ela trabalha.
O maior desafio na construção de uma equipe
Construir uma equipe sempre significa desafios, e o principal deles é fazer as pessoas entenderem a cultura que você deseja construir. Para isso, o gestor deve ter clareza sobre os valores que a equipe precisa representar e deve ser capaz de comunicá-los para que todos os entendam. E deve cumpri-los em todos os momentos, não importa o quê.
Como transmitir tal mensagem? é importante reserve um tempo para falar sobre isso com todos da equipe, para passear pelo escritório (pessoalmente, se possível, ou virtualmente, marcando diferentes reuniões) ou para organizar uma grande reunião de equipe se for fisicamente impossível falar com todos pessoalmente. Todas essas conversas e reuniões ajudarão a passar a mensagem sobre o que é mais importante para você e como deseja trabalhar.
Após a fase de introdução, é crucial ser capaz de explicar às pessoas o seu modelo de funcionamento, justificar porque tomou determinadas decisões e porque as mantém mesmo quando está a ser desafiado. Isso não significa que você não está ouvindo outras opiniões, apenas que às vezes a liderança exige que você tome decisões e se atenha a essas decisões.
Buscar feedback contínuo garante que você use dados para validar quaisquer decisões tomadas e tenha a capacidade de melhorar.
Ao montar uma equipe, você precisa estar preparado para ter conversas difíceis e nesses momentos vale lembrar dos seus KPIs. A abordagem centrada no ser humano é extremamente importante e deve estar sempre no coração de todos, mas quando você tiver uma conversa difícil, se alguém estiver minando sua credibilidade, você precisa ter fatos e KPIs que falem por você.
Coisas a evitar ao criar uma equipe
Quando você está em um ambiente de movimento rápido, pode ser complicado manter o equilíbrio entre ser muito rígido e aceitar muitas críticas. O principal conselho aqui seria nunca mudar de ideia muito rapidamente, sem pensar bem antes. Pode haver alguns momentos difíceis em que as pessoas não acreditam em você quando o desafiam, mas você precisa permanecer firme nas decisões que tomou e na equipe que apoia.
Se você for mudar sua decisão, sempre leve em consideração o impacto que sua mudança terá na equipe e nas pessoas com quem você trabalha.
Muitas mudanças causam desestabilização e as pessoas podem parar de ver sua direção clara.
Montar uma equipe do zero: a escassez de profissionais de TI
A primeira coisa que você precisa ao definir uma equipe do zero é o conhecimento de quem exatamente você precisa: fornecedores, gerentes, gerenciamento de serviços, dados, arquitetura, segurança, equipe de engenharia, operações de desenvolvimento e todas as outras funções diferentes.
Principais coisas a saber ao construir uma equipe de tecnologia:
- escolha pessoas com uma forte atitude positiva, que possam derrubar obstáculos quando eles surgirem;
- seja sempre positivo;
- sempre procure pessoas com a mentalidade certa e ajuste cultural.
Ao montar uma equipe de tecnologia, você também precisa levar em consideração a situação do mercado. Todos nós sabemos que é difícil encontrar profissionais de TI hoje em dia, e você pode precisar de muitos deles. É por isso que, ao criar uma equipe, você deve decidir o modelo que deseja seguir: uma equipe permanente de pessoas empregadas por você ou uma mistura de funcionários em tempo integral e um parceiro terceirizado.
Se for a primeira solução, decida a proporção: é 30 – 70 (30% de funcionários próprios, 70% terceirizados) ou 70 – 30 ou 50 – 50?
Depois de conhecer sua combinação, você precisa decidir exatamente o que vai terceirizar e como vai fazer isso, quais especialistas serão da agência de terceirização e quais serão contratados por você. É importante que você construa você mesmo o modeloque você decide qual é o equilíbrio certoquais partes você quer fazer sozinho e quais você quer que outros façam.
E lembre-se de que gerenciar um terceirizado é muito diferente de gerenciar seu próprio pessoal.
Diferenças culturais ao terceirizar
Depois de decidir sobre o modelo de terceirização que deseja seguir, é importante lembrar que seu parceiro de terceirização deve ser o ajuste certo para sua empresa. Afinal, se você não se dá bem com as pessoas, se as equipes não trabalham juntas, até o melhor contrato que você assina é totalmente inútil. Conhecer a empresa com a qual você está prestes a colaborar – sua experiência, flexibilidade, qualidade – é, portanto, crucial para que sua colaboração seja bem-sucedida.
As principais competências no setor financeiro do ponto de vista da expansão da fintech
E por último, algumas palavras sobre o competências necessário no mundo fintech. Embora o conhecimento do setor seja sempre muito importante e bem-vindo, a falta dele nunca deve impedir ninguém de contratar alguém com formação diferente. Tal abordagem pode até ser benéfica, já que um histórico diferente geralmente significa uma perspectiva diferente.
Existem alguns setores mais fechados do que outros, como health tech, mas fintech é um ambiente muito mais aberto, pronto para receber pessoas de vários outros setores.
Fonte: www.future-processing.com