Contar histórias é uma habilidade muito importante na vida. É algo que cada um faz à sua maneira.
Quando comecei minha jornada no youtube e no blog, não fazia ideia de que uma boa história seria a chave para o sucesso. E não me refiro apenas ao sucesso em termos de ter mais visualizações em meus vídeos ou curtidas em meus tweets.
Deixe-me explicar, quando comecei a levar minha presença online a sério, foi pouco antes da chegada do Covid. Eu era um programador em casa com mais tempo livre em minhas mãos e vi este artigo sobre uma pessoa chamada Florin Pop que aumentou seu público de 0 para 30 mil em um mês. Eu pensei comigo mesmo, eu poderia fazer isso.
Bem, eu estava certo e errado. Comecei a escrever no meu blog e postar tweets e vídeos do youtube. Eu os compartilharia no Facebook, Reddit, Twitter, em qualquer lugar para realmente obter visibilidade. Funcionou um pouco, mas honestamente, falhou. Eu recebia algumas curtidas, algumas visualizações, mas não muita retenção, muitas pessoas não voltavam para revisitar o novo trabalho que fiz.
Não era que eu fosse um escritor ruim ou que me faltasse conteúdo, eu estava lançando ótimos tutoriais, me aprofundando em tópicos técnicos e tentando ao máximo colocar um nível de qualidade comparável a outros blogs de tecnologia .
O que me faltava era uma abordagem diferente para divulgar meu conteúdo. Essa vantagem, algo que faria as pessoas quererem ler meu conteúdo. O que me faltava era uma história.
O vídeo que deu certo foi quando fiz um vídeo de um dia na minha vida. Esse foi meu primeiro vídeo viral, e é porque havia uma história real ali. Era sobre a minha própria vida. Mas percebi que poderia aplicar isso em blogs e outros vídeos.
Foi quando comecei a escrever minhas postagens técnicas em formato de história. Eu contaria a história de como cheguei a escrever aquele artigo, o que aprendi e como isso me afetou. Eu compartilharia todas as dificuldades que superei para chegar ao resultado final. Eu compartilharia os dados que reuni. Eu compartilharia todas as etapas necessárias para chegar lá.
Bem, aqui estão os principais pontos que aprendi para fazer as pessoas se interessarem pelo meu conteúdo. Essas são as coisas que farão você se tornar viral em seu nicho.
– Alinhe-se com seu público.
A história que você escreve tem que ser algo que seu público goste de ouvir (espero). Os desenvolvedores constroem coisas realmente incríveis o tempo todo, mas geralmente a portas fechadas. Você quer dar valor a eles em suas histórias. Você quer contar a eles sobre o trabalho que faz, as lutas que supera. Fale sobre o que você sente que pode se conectar com eles. Faça com que eles se sintam parte da sua história.
– Torne-o relacionável.
Os desenvolvedores compartilham problemas comuns. Pontos de dor. Frustrações. Você pode trabalhar com isso para usar o humor em suas histórias também. Olhe para outras histórias semelhantes, outras pessoas que fizeram algo semelhante e pegue os melhores elementos de suas histórias.
– Torná-lo humano.
Desenvolvedores são pessoas. Portanto, conte às pessoas sobre você, sua experiência. Fale sobre seus fracassos, mas também compartilhe seus triunfos. Compartilhe os dados que você coletou ao longo do caminho. Compartilhe como isso afetou você. Diga às pessoas o que você aprendeu. O número de vezes que você fez algo. Os erros que você cometeu. As dificuldades que você superou.
A melhor maneira de iniciar um blog baseado em histórias é começar com uma experiência da vida real. Observe os problemas comuns que você tem, como aprender um idioma ou uma nova habilidade em uma estrutura, e conte uma história sobre como você os superou. Essa será uma história com a qual os desenvolvedores podem se conectar.
– Construir a história em torno de um problema, solução e luta.
Isso ajudará você a melhorar o tipo de conteúdo escrito ou em vídeo que você cria. Isso abrirá o caminho para um público de sucesso e o colocará na frente de pessoas ou empresas que, de outra forma, você não teria a oportunidade. E vai te ajudar em outros aspectos também
Eu contei a você uma história sobre como aprendi a importância de contar histórias, mas o que não contei é que usei isso para conseguir meu emprego. Em vez de simplesmente dizer as habilidades que tenho, quando me inscrevi, contei a eles uma história de minhas lutas e como as superei e como isso me ajudou.
Além disso, escrever um blog que conte uma história ajudará você a encontrar clientes, encontrar empregos e, sim, até conseguir um trabalho melhor.
Se você escreve um blog e o compartilha com seu público, e uma dessas pessoas é a pessoa certa para suas habilidades e carreira, eles veem seu blog e se conectam a ele, oferecem um emprego e você o aceita. Isso não é sorte. Essa é uma oportunidade criada pela narrativa.
Comecei a me comunicar melhor com meus amigos sobre minhas experiências de vida, e com estranhos também.
Para criar conteúdo, você precisa de uma ideia. Para ter uma ideia, você precisa se fazer as perguntas certas. Para obter as perguntas certas, você precisa fazer a si mesmo as perguntas certas sobre suas histórias. E para chegar às perguntas certas, você precisa se abrir e ser honesto consigo mesmo.
Quando você fizer essas perguntas, olhe para elas como uma história. Pergunte a si mesmo se gostaria de lê-lo, fazer parte dele. Torne a história relacionável ou engraçada ou algo com o qual as pessoas possam se conectar. E então compartilhe essa história com o mundo.
Faça isso e você pode passar de um desenvolvedor a um blogueiro, contador de histórias, educador e muito mais.
Fonte: adriantwarog.com