Historicamente, as empresas de videogames e as equipes de desenvolvimento não são muito diversificadas. Embora as desenvolvedoras de jogos tenham feito contribuições importantes desde o início, o fato é que as equipes de jogos eram em grande parte compostas e dirigidas por pessoas que se encaixavam perfeitamente no estereótipo do “cara branco nerd”.
O problema é que os videogames tendem a refletir as origens e os interesses de seus desenvolvedores. Portanto, não é surpreendente que a falta de diversidade nas equipes de jogos tenha resultado na falta de diversidade nos jogos – em termos de protagonistas, personagens, histórias e acessibilidade.
Mas tudo isso está mudando, e rápido. Aqui estão três maneiras importantes pelas quais a indústria de jogos está trabalhando para tornar os jogos e o desenvolvimento de jogos mais acessíveis, diversos e inclusivos para todos.
1. Maior acessibilidade
Historicamente, para pessoas com várias deficiências, a maioria dos videogames era difícil de jogar. Ou, em muitos casos, até impossível. Isso porque os jogos geralmente não oferecem suporte aos tipos de recursos de acessibilidade que podem acomodar jogadores com deficiências. Mas, nos últimos anos, os desenvolvedores e editores de jogos realmente começaram a tornar a acessibilidade uma prioridade.
Porque agora? Talvez seja por causa do altruísmo (“fazer a coisa certa”), ou talvez seja porque capacitar mais pessoas para jogar seus jogos faz sentido para os negócios (“mais jogadores significam mais dinheiro”).
Seja qual for o motivo, os desenvolvedores de hoje pensam sobre acessibilidade de maneira diferente. Na verdade, alguns dos principais estúdios de jogos, como a Naughty Dog, têm funcionários em tempo integral dedicados a fazer seus jogos funcionarem para todos os jogadores.
Os recursos de acessibilidade podem variar desde configurações simples até a nova tecnologia assistiva de ponta. Dê uma olhada em qualquer jogo feito nos últimos anos e você provavelmente verá alguns ou todos esses recursos de acessibilidade:
Configurações de acessibilidade. Muitos jogos agora oferecem uma variedade de configurações de acessibilidade, para que os jogadores possam personalizar o jogo de acordo com suas necessidades. Procure configurações como conversão de texto em fala, texto ampliado, controle de voz, suporte para dispositivos de entrada alternativos e modos daltônicos.
Controles remapeáveis. Hoje, a maioria dos jogos oferece alguma maneira de os jogadores remapearem os controles para atender às suas necessidades. Isso é especialmente útil para jogadores com deficiências físicas, que podem ter dificuldade em usar os mapeamentos de controle padrão. Mas também ajuda todos os jogadores, porque permite que qualquer um mapeie os controles da maneira que funcionar melhor para seu estilo de jogo individual.
Controles com uma mão. Muitos jogadores têm problemas de mobilidade que dificultam o uso das duas mãos. Para ajudar a lidar com isso, alguns jogos oferecem esquemas de controle com uma mão. Basta ativá-lo no menu de configurações de acessibilidade.
Descrições de áudio. Como qualquer jogador sabe, os gráficos e visuais do jogo são essenciais para navegar no mundo do jogo e entender o que está acontecendo. Mas para jogadores cegos ou com baixa visão, não é tão fácil quanto apenas olhar para a tela. Para ajudar, alguns jogos têm a opção de ativar as descrições de áudio. O jogo usará conversão de texto em fala ou áudio gravado para descrever o que está na tela, abrindo novas possibilidades de jogo para milhões de jogadores com deficiência visual.
Legendas ocultas. A maioria dos jogos oferece legendas (uma representação de texto na tela do diálogo falado), mas muitos vão além e oferecem legendas ocultas. Legendas ocultas são textos que exibem não apenas a caixa de diálogo, mas também detalhes de texto que descrevem os efeitos sonoros do jogo e até mesmo o tipo de música ou o clima da trilha sonora. Este é um salva-vidas para jogadores surdos ou com deficiência auditiva – e também ajuda as pessoas que jogam tarde da noite com o som desligado (para que não acordem o cônjuge ou o recém-nascido!).
Métodos alternativos de entrada. Alguns jogos oferecem suporte a métodos de entrada alternativos, como rastreamento ocular ou controles de voz, que podem ser úteis para jogadores com problemas de mobilidade. Esses métodos de entrada alternativos geralmente requerem hardware especializado, como o Microsoft Controlador adaptávelou o Optima Joystick por Pretoriano. Mas quando isso significa a diferença entre jogar ou não jogar, a despesa adicional pode valer a pena.
2. Maior representatividade nos jogos
Durante grande parte da história dos jogos, os videogames apresentavam principalmente protagonistas masculinos brancos. Não havia muita diversidade nos tipos de personagens, suas origens ou nos tipos de histórias contadas.
Essa falta de diversidade tem sido problemática – e não apenas porque limita o alcance e a profundidade das possíveis experiências de jogo. Também deixa de mostrar personagens e histórias que permitiriam que pessoas de diversas origens se vissem representadas nos jogos que amam.
Felizmente, há uma tendência crescente de representação mais ampla nos jogos. Dos menores projetos independentes aos maiores gigantes AAA, os desenvolvedores começaram a aumentar sua representação incluindo diferentes raças, etnias, gêneros, orientações sexuais e habilidades em seus jogos.
Isso é ótimo para os negócios e ótimo para os jogadores! A representação melhora o apelo de um jogo para um público mundial e ajuda a criar uma indústria de jogos mais inclusiva como um todo.
Existem muitos exemplos de projetos de jogos recentes que impulsionaram a indústria em termos de representação. Aqui estão apenas alguns destaques:
o último de nós parte II, da Naughty Dog, é um dos meus favoritos. Este jogo apresenta um elenco diversificado de personagens, incluindo personagens LGBTQ+ e deficientes. Ele também inclui uma exploração diferenciada de questões complexas, como trauma, abuso e discriminação.
Hades, da Supergiant Games, apresenta um elenco diversificado de personagens, incluindo personagens de cor e personagens LGBTQ+. Também inclui uma variedade de tipos de corpo e habilidades físicas.
A Lenda de Zelda: Breath of the Wild, da Nintendo, apresenta um personagem não-binário e mergulha os jogadores em um mundo com uma variedade de raças e culturas diversas.
Disco Elysium, da ZA/UM, apresenta um elenco diversificado de personagens, incluindo um personagem transgênero e personagens de cor. Ele também aborda questões complexas, incluindo racismo, classismo e trauma.
Homem-Aranha: Miles Morales, da Insomniac Games e da Nixxes Software, retrata um protagonista birracial e inclui diversos personagens e histórias. Também lida com questões como gentrificação e tensão racial.
3. Empresas e comunidades mais inclusivas
No passado, a indústria de jogos costumava ser associada a uma cultura de toxicidade, com casos altamente visíveis de assédio, desigualdade e discriminação contra certos grupos de pessoas.
Mas, apesar de uma série de controvérsias recentes – talvez em parte por causa disso – há uma tendência clara de construir empresas e comunidades mais inclusivas e acolhedoras. As organizações de jogos em todo o mundo estão trabalhando para abordar e prevenir o assédio e o comportamento tóxico online e no trabalho, e promover a diversidade e a inclusão na indústria como um todo.
Como eles estão fazendo isso? As empresas de jogos e os gerentes de comunidade estão promovendo uma melhor inclusão desenvolvendo iniciativas como estas:
Iniciativas anti-assédio. Muitas empresas de jogos implementaram programas para ajudar a prevenir o assédio no trabalho e em seus fóruns de jogos. Essas iniciativas incluem novos sistemas de relatórios, diretrizes da comunidade e outras medidas para educar os funcionários sobre as melhores práticas para garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários e jogadores.
Diversidade e inclusão na contratação. Muitas empresas de jogos implementaram treinamento e programas de diversidade e inclusão (também chamados de D&I ou DEI) para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Os programas do DEI geralmente incluem mecanismos como treinamento em diversidade para funcionários, criação de comitês de diversidade e inclusão e melhores práticas de contratação e promoção que reduzem o viés e apoiam a diversidade.
Moderação e gerenciamento da comunidade. Neste ponto, a maioria das comunidades de jogos online implementou práticas de moderação e gerenciamento para criar um ambiente mais positivo e acolhedor. Isso pode incluir coisas como criar e fazer cumprir as diretrizes da comunidade, moderar ativamente as discussões e interações online e fornecer recursos e suporte aos jogadores.
Design de jogo inclusivo. Conforme discutido acima, muitos desenvolvedores de jogos estão fazendo esforços intencionais para criar jogos que sejam inclusivos e receptivos a todos os jogadores. Isso pode ser feito por meio do design de diversos personagens e enredos e da adição de recursos de acessibilidade que tornam os jogos mais inclusivos para jogadores com deficiências.
Eventos e conferências do setor. Muitos eventos e conferências do setor, como convenções de jogos e torneios de esportes eletrônicos, estão criando ambientes mais inclusivos e acolhedores para atrair participantes de diversas origens. Os esforços de inclusão nesses eventos podem ser por meio da implementação de códigos de conduta, fornecimento de recursos e apoio a grupos marginalizados ou treinamento e promoção da diversidade e inclusão entre funcionários e participantes.
Perspectivas para o futuro
Embora a indústria de jogos tenha feito grandes melhorias nos últimos anos, sem dúvida há muito mais trabalho a ser feito. A boa notícia é que muitos desenvolvedores e jogadores em todo o setor estão comprometidos em fazer mudanças reais. Um recente pesquisa de desenvolvedor por IGDA mostrou que os desenvolvedores de jogos estão mais preocupados do que nunca com a importância da diversidade no local de trabalho, no conteúdo de seus jogos e na indústria como um todo.
Desde desenvolvedores solitários até os CEOs das maiores empresas de jogos, a indústria de jogos está trabalhando duro para fazer mudanças. Mudança que criará uma experiência mais positiva, inclusiva e acolhedora para desenvolvedores e jogadores em todos os lugares.
Fonte: www.gameindustrycareerguide.com